by Ginnungagap

Afirmar é não negar, mas não negar não é afirmar!! O contrário também é verdadeiro.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conselho não é comando - Parte 2 (Seu ato, sua responsabilidade!)

Toda moeda tem dois lados e, embora a existência não seja plana como uma moeda, algumas questões podem ser analisadas através de seus extremos... Futuramente, entrarei nesta seara de extremos e opostos e dualismo e maniqueísmo e seus quetais... Por hora, vale dizer que a existência não é Booleana e ponto final.
Anyway, no primeiro post falei que conselho não é comando, no sentido de que, quando você der um conselho, não espere que ele seja cumprido à risca. (Leia o post anterior, catso)...
On the other hand, quando você receber um conselho, não aproveite para tentar se eximir da responsabilidade de que a escolha é sua!! (A decisão é sua, entendeu??!!)... Quando você está perdido e não sabe o que fazer e pede um conselho, não use isso para se eximir da responsabilidade por seus atos... "Ahhh, mas eu não sabia o que fazer e me disseram para fazer isso... Eu não tinha escolha!!"... Bull shit! Você sempre terá escolha e a escolha sempre será sua... Ainda que você seja uma ameba, em algum lugar de suas entranhas há um dispositivo chamado "Opinião própria" e você tem capacidade de usá-lo.
Mesmo militares não são obrigados a seguir uma ordem se ela for esdrúxula. (E aqui já estou falando de Ordem, não de um simples conselho, estou falando de hierarquia irracional e de obediência cega... Ah, tá, judicialmente, obedientes cegos tem uma grande chance de ter pena atenuada por isso, mas pagarão por seus atos!!)
Mensagem do dia: "Seguir um conselho, não é isenção de responsabilidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edmund Burke, poeta irlandês disse: "Há um limite, além do qual a tolerância deixa de ser uma virtude." - Não aceitarei comentários de baixo nível.