by Ginnungagap

Afirmar é não negar, mas não negar não é afirmar!! O contrário também é verdadeiro.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

A excrecência chamada PMDB

Gostaria de dividir com vocês o seguinte raciocínio.

1) O que era o MDB? O Movimento Democrático Brasileiro era um verdadeiro "saco de gatos" onde se reuniam todos os que eram contrários à ditadura militar. Desde os radicais esquerdistas que hoje são o PSTU até moderados que hoje estão na direita, em partidos como o PFL, por exemplo. À época da ditadura, só era permitido o bipartidarismo, então, tínhamos, do lado do governo a ARENA (Aliança Renovadora NAcional) e na oposição o MDB.

2) Com o fim do bipartidarismo em 1979 e a (re)regulamentação dos partidos comunistas em 1985, o Brasil viu renascerem partidos como o ultradireita PDS (Partido Democrata Social) e o PCB(Partido Comunista Brasileiro, cuja sigla seria mais tarde extinta por seu líder, e durante muito tempo um exemplo para mim, Roberto Freire, em quem votei para presidente da república em 1989, tornando-se o atual PPS).
A direita, criou muitos partidos, a esquerda também...
Só que, notem, não surgiu um "P"ARENA, por quê? Porque não fazia sentido, as pessoas estavam juntas ali por conveniência, porque mamavam na tet.. quer dizer, por afinidade ideológica com a ditadura. Ao não verem mais necessidade de estarem agrupados, trataram de recriar seus partidos "pré-bipartidarismo". Cabe observar que a UDN (União Democrática Nacional) não resurgiu, porque, à época, todos os partidos teriam que começar com "P" (de PQP)...
Ocorre que, na esteira de um oportunismo e de um fisiologismo profissional, o MDB não se separou totalmente... Em vez disso, seus membros resolveram criar o "P"MDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) que continuou sendo um "saco de gatos", já sem os radicais de esquerda, sem Leonel Brizola e seu PDT (Partido Democrata Trabalhista. Ele tentou recriar o PTB, Partido Trabalhista Brasileiro, de Getúlio Vargas, mas não me lembro agora porque não conseguiu, acho que foi algo como uma divergência com a filha do ex-presidente).

3) Na primeira eleição direta para governadores, o PMDB praticamente ganhou o país. Foram, se não me falha a memória, quase 20 governadores nos, então 23 estados do país (Roraima, Rondônia e Amapá eram territórios e não existia Tocantins, Mato Grosso não estava dividido. Aliás, essa coisa de criar estados vale um post, Sarney usou o  "emancipado" Amapá  para poder se eleger, deixando espaço no seu quintal, o Maranhão para outros membros da quadr... digo, da família). Ao chegar ao poder, o que aconteceu com o PMDB?... Simplesmente rachou! Não poderia ser diferente. Ainda tentavam conviver correntes de pensamento muito diferentes, ou melhor dizendo, todo mundo queria puxar a sardinha do comando do país para sua brasa... Quem ganhou a briga? O grupo representado por Sarney, Calheiros, Maciel, Barbalho e tantos outros nomes de moral irretocável (porque não adianta tentar retocar, né?) da política nacional.

Este grupo está no poder até hoje, utilizando o nome do MDB, um grupo que representa o que de mais retrógrado existe na política e no relacionamento com a coisa pública... Ergo, uma excrecência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edmund Burke, poeta irlandês disse: "Há um limite, além do qual a tolerância deixa de ser uma virtude." - Não aceitarei comentários de baixo nível.